21092017_1
AME Bauru promove nova edição de curso de atualização para a rede básica
21 de setembro de 2017
06102017_1
AME de Itapetininga integra campanha Outubro Rosa
6 de outubro de 2017

Notícia

Famesp promove III Simpósio de Reabilitação

Publicado em : 3 de outubro de 2017

Curso sobre indicação de órteses e apresentação de trabalhos científicos estão na programação. Atendimento hospitalar de AVC e fisioterapia em cuidados paliativos são alguns dos temas que serão abordados nas palestras. Inscrições vão até 16/10.

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) realiza o III Simpósio de Reabilitação das Unidades sob sua gestão. O evento acontece no Auditório Sírius do Hospital Estadual de Bauru (HEB) e podem participar fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, estudantes e demais profissionais interessados. Para esta edição, estão programados um curso, palestras e apresentação de trabalhos científicos. O valor da inscrição é de R$ 90,00 para o curso e simpósio e de R$ 50,00 para quem quiser participar somente do simpósio; as vagas são limitadas.

O curso está programado para o dia 19/10, das 13h às 17h. Com o tema central “Avaliação e indicação de órteses de membros superiores e inferiores”, o conteúdo será apresentado em dois módulos. Às 13h, o fisioterapeuta Rafael Francisco de Oliveira Santos irá ministrar uma aula sobre órteses para membros inferiores. Às 15h haverá um coffee, e às 15h15, as terapeutas ocupacionais Sandra Cristina Ferreira Franco e Camila Tofolli Ferreira da Silva irão abordar a avaliação e indicação de órteses de membros superiores.

Às 19h, acontece a abertura oficial do Simpósio. No total, serão apresentadas 11 palestras entre os dois dias de evento. A primeira acontece no dia 19, às 19h30, com o tema “AVC: atendimento hospitalar”, ministrada pela médica neurologista Marcia Alves Moura Poli.

Em seguida, às 20h15, haverá palestras combinadas. A fonoaudióloga Priscila Watson Ribeiro irá falar sobre os “Desafios da atuação fonoaudiológica na unidade de AVC”, e a terapeuta ocupacional Natalia Andrade de Camargo abordará a atuação da terapia ocupacional e da fisioterapia na Unidade de AVC no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). A programação do dia 19 se encerra com a apresentação da palestra “Paralisia Cerebral”, marcada para as 21h30, com apresentação da médica ortopedista Thaís Matsushigue Godoy.

No dia 20, as atividades do Simpósio têm início às 8h, com a palestra “Terapias complementares em saúde – Reiki, Florais de Bach e Meditação”, que será conduzida pela fisioterapeuta do Hospital Estadual de Bauru, Daiane Caroline Nascimento dos Santos. Às 8h45, acontece a palestra “A atuação do fisioterapeuta na reabilitação profissional do INSS”, com a analista do Seguro Social Marcella Garcia Ferreira dos Santos. Em seguida, às 9h30, o fisioterapeuta Rodrigo Dal Rovere, da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Estadual Américo Brasiliense irá apresentar a palestra “Fisioterapia em cuidados paliativos”.

Às 10h30 e às 15h30, haverá apresentações de trabalhos científicos com tema livre ou pôster. A partir das 11h15, serão apresentadas mais cinco palestras: “Toxina botulínica e fisioterapia no tratamento da espasticidade”, com o fisioterapeuta João Paulo dos Santos, “Treinamento resistido na reabilitação de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)”, com a palestrante Renata Gonçalves Mendes, “Microfisioterapia aplicada à área hospitalar”, com a fisioterapeuta Ana Paula do Prado, “Ventilação Mecânica segura na Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA)”, com a palestrante Marta Damasceno e “Walkaide – a órtese eletrônica”, com o fisioterapeuta Alex Silva Migues.

O objetivo do Simpósio é permitir que os profissionais atualizem seus conhecimentos sobre os processos de reabilitação. Para isso, o evento receberá inscrições de trabalho científicos (resumo expandido) até o dia 11 de outubro pelo e-mail nep1@famesp.org.br. O encerramento do evento acontece no dia 20 com premiação científica. Outras informações estão disponíveis no Núcleo de Ensino e Pesquisa da Famesp (NEP), pelo telefone (14) 3103-7777, ramal 3331.

Trabalhos Científicos
A Comissão Científica do III Simpósio de Reabilitação das Unidades Famesp está recebendo inscrições para apresentação de trabalhos científicos (tema livre ou pôster). A data limite de envio dos resumos é 11 de outubro, e não serão aceitos trabalhos sem resultados preliminares ou que não se caracterizem como pesquisa científica. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail nep1@famesp.org.br, sendo necessário enviar duas vias do resumo, o comprovante de inscrição no evento e dados pessoais do autor. Os resultados dos trabalhos enviados serão divulgados no dia 16 de outubro pelo site da Famesp (www.famesp.org.br). A padronização e normas para envio de resumos podem ser conferidas aqui.

Serviço
III Simpósio de Reabilitação das Unidades Famesp
Quando?
19 e 20 de outubro de 2017
Onde? No Auditório Sírius do Hospital Estadual de Bauru (HEB), que fica na Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1-100, Bauru. Telefone (14) 3103-7777.
Inscrições: R$ 50,00 simpósio e R$ 90,00 curso + simpósio.
Outras informações pelo e-mail nep1@famesp.org.br ou pelo telefone (14) 3103-7777, ramal 3331
Acesse a programação completa, clicando aqui.

(Natália Sforcin, Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp)