Transparência
Contratos de Gestão
Hospital de Base de Bauru - HBB
- Quem Somos
- Perfil Assistencial
- Especialidades Médicas
- Organograma
- Diretoria
- Remuneração Mensal dos Diretores
- Remuneração Mensal dos Empregados
- Prestadores de Serviço PF / Valor Pago
- Prestadores de Serviço PJ / Valor Pago
- Relatório de Atividades (Físico - Financeiro) / Avaliação de Metas
- Plano de Trabalho (Plano Operativo)
- Convênio SES / Famesp
- Contrato de Gestão SES / Famesp
- Demonstrações Contábeis
- Rateio Custos Administrativos
- Valores Repassados
- Fluxo de Caixa
- Recursos Humanos
- Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
- Compras
- Despesas COVID-19
- Serviço de Atendimento ao Usuário-SAU / Ouvidoria
- Perguntas Frequentes
- Galeria de Imagens
- Contato
Quem Somos
Fundado em 21 de janeiro de 1951, o Hospital Regional Santa Casa de Bauru, atualmente Hospital de Base, foi construído obedecendo ao mais moderno conceito de arquitetura da época, em forma de “H”. Foi construído à época do Governador Adhemar de Barros e cedido a Santa Casa que havia cedido o terreno, equipamentos e as adaptações necessárias.
Em 28/12/1977 o governador Paulo Egydio Martins assinou o Decreto de n. 11014, declarando de utilidade pública para fins de desapropriação o terreno de 25 mil metros quadrados “e as respectivas benfeitorias que não sejam propriedade do Estado, bem como acessórios e pertences, equipamentos médico-hospitalares, utensílios, materiais de consumo, mobiliário, veículos, direitos e quaisquer outros bens necessários à manutenção e funcionamento do Hospital de Base em que constam pertencer à Santa Casa de Misericórdia de Bauru”. A justificativa invocada no decreto foi a da “proteção da saúde da comunidade”. Nota oficial dizia que “o governador” preocupado em assegurar a continuidade, manutenção e regular o funcionamento dos serviços da assistência médico-hospitalar na região e ser evitada a repetição de graves crises que ocorreram naquele Hospital de Bauru, autorizou a Secretaria da Saúde e Promoção Social a firmar convênio com a Associação Hospitalar de Bauru.
A partir de então o Hospital de Base passou a ser gerido pela Associação Hospitalar de Bauru (AHB) e passou a ser referência regional de atendimento a quase todas as especialidades da medicina.
Em 2009 a AHB foi alvo da “Operação Odontoma” da Polícia Federal, que afastou o Presidente da entidade, Conselho Gestor e parte do corpo administrativo. Para garantir o atendimento da população, o Ministério Público Estadual decretou então uma intervenção judicial.
Desde que o Hospital de Base passou a ser gerido pela AHB, poucos investimentos foram realizados. Nos últimos 10 anos de atuação desta associação, houve um acúmulo de dívidas, que inviabilizaram a modernização do parque tecnológico e a adequação da estrutura física do prédio. O número de leitos ativos caiu de 120, para cerca de 60 leitos.
Apesar de todas as dificuldades o Hospital de Base permaneceu como referência nas áreas de traumatologia para Bauru e região, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, hemodiálise e Hemonúcleo que atende a todos os hospitais da rede SUS de Bauru e 17 municípios.
No final de 2012 foi decretado o fim da intervenção judicial e o Hospital de Base passou a ser administrado pela FAMESP. Nesta ocasião recebeu um Hospital totalmente deteriorado em termos de estrutura física, com equipamentos quebrados, corpo técnico e médicos desmotivados.
Durante o ano de 2013 foi desenvolvido um trabalho de diagnóstico e mapeamento das necessidades, adequação e recuperação predial e parcialmente do parque tecnológico, e um árduo e constante trabalho para restabelecer a identidade institucional e a motivação dos funcionários e do corpo clínico.
Durante o primeiro ano de gestão, os atendimentos ainda ficaram abaixo do estabelecido por contrato, muito por decorrência da precariedade do parque tecnológico e do quadro funcional deficitário; ainda neste período houve o enfrentamento de uma greve das categorias representadas pelo sindicato preponderante - com 2 meses de duração - a pressão constante da demanda assistencial, entre outros inúmeros problemas operacionais, jurídicos e administrativos.
Com o investimento recebido pelo Governo do Estado teve que se optar, dentre tantas necessidades, pela aquisição de parte dos equipamentos essenciais para o funcionamento do Hospital.
Durante o ano de 2014 com este investimento concretizado, com os resultados da educação continuada, com a constatação de que haveria continuidade do atendimento e com grande esforço da equipe, pode-se paulatinamente recuperar os níveis de atendimento mais próximos de nossa capacidade instalada parcialmente recuperada.
Os anos seguintes foram de muito trabalho, com as ações voltadas à capacitação e organização da equipe assistencial e administrativa, ao aprimoramento no atendimento aos pacientes, à manutenção do equilíbrio financeiro em meio à crise econômica e, principalmente, à tentativa de integrar os serviços municipais à nova realidade do equipamento hospitalar.
Perfil Assistencial
Nossa característica e perfil são de Hospital Geral de referência em trauma e urgência e emergência; nosso maior volume de internação é proveniente da microrregião de Bauru (18 municípios), microrregião de Jaú (11 municípios) e microrregião de Lins (9 municípios), assim como nossa oferta de exames externos (SADT Externo), que também se estende para essas três microrregiões. Nossa área de abrangência estende-se eventualmente para a macrorregião (no total somam 68 municípios). Possuímos 132 leitos de internação clínica e cirúrgica, além de 28 leitos de UTI; temos em funcionamento oito salas cirúrgicas e os serviços do Hemonúcleo e da Hemodiálise regionais.
Área de abrangência: 1,8 milhão de pessoas (68 municípios).
Especialidades Médicas
Clínica Médica, Cardiologia, Cirurgia Cabeça e Pescoço/Otorrino, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Bucomaxilofacial, Hematologia/hemoterapia, Nefrologia, Infectologia, Neurocirurgia e Neuroclínica, Oftalmologia, Ortopedia-Traumatologia, Urologia. A área Multidisciplinar do Hospital de Base de Bauru (HBB) é atualmente composta das seguintes especialidades: Enfermagem, Farmácia Clínica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição Clínica, Psicologia Hospitalar, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
Diretoria
Remuneração Mensal dos Diretores
Remuneração Mensal dos Empregados
Prestadores de Serviço PF / Valor Pago
Prestadores de Serviço PJ / Valor Pago
Relatório de Atividades (Físico - Financeiro)
Demonstrativo Integral de Receitas e Despesas
Avaliação de Metas
Plano de Trabalho (Plano Operativo)
Organograma
Serviço de Atendimento ao Usuário-SAU / Ouvidoria
O Hospital de Base de Bauru coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
O atendimento do SAU é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pela equipe do Serviço Social.
Pessoalmente, na sala do SAU (no térreo, próximo pela portaria 2).
E-mail: sau.hb@famesp.org.br
Telefone: (14) 3231-4770 ramal 3708
O prazo para resposta a uma manifestação é de 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa.
Quando o prazo final para responder ao pedido coincidir com final de semana ou feriado, ele será prorrogado para o próximo dia útil. Por isso, o prazo para envio da resposta pode não ser o de 20 dias corridos.
Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade – Registro Geral (RG) do paciente;
- CPF;
- Cartão SUS (se possuir);
- Comprovante de endereço (se possuir);
- Telefone para contato.
Se o paciente for menor de idade, é obrigatória a apresentação do Registro Geral (RG) do responsável.
- O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal para o autocuidado (roupas intimas, produtos higiene pessoal, 01 par de chinelo, 01 par de roupas para o dia da alta hospitalar);
- Caso seja de interesse do paciente, poderá trazer 01 aparelho de TV, mediante autorização prévia da supervisão de enfermagem e assinatura do termo de responsabilidade.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar. As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.
Não é permitida a entrada de alimentos no hospital. Todo e qualquer alimento ofertado será providenciado pelo serviço de nutrição que é a dieta adequada e prescrita pelo médico e nutricionista.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
As medicações de uso contínuo do paciente deverão ser informadas pelo paciente e/ou acompanhante no momento da internação e/ou durante a visita médica e de enfermagem diárias, para que haja a manutenção das mesmas (caso profissional médico julgue necessário).
Durante a internação, o paciente recebe as medicações necessárias para seu tratamento. Nenhuma medicação deve ser administrada sem o conhecimento do médico/ equipe de enfermagem.
Caso haja dúvida da continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se faz uso contínuo e/ou se é alérgico a algum tipo de medicamento.
As informações sobre estado clínico do paciente devem ser solicitadas no momento da visita médica diária, na unidade onde o paciente está internado.
Nas internações de UTI as informações são repassadas aos familiares das 11h às 12h.
No período de pandemia (COVID), onde as visitas estão proibidas temporariamente, os acompanhantes recebem uma senha de acesso no momento da internação do paciente, para acesso aos boletins médicos diários liberados on-line a partir do site: http://boletimmedico.famesp.org.br.
Bem como informações médicas por telefone mediante informação da mesma senha individual do paciente nos horários de cada especialidade a partir de ligação no número (14) 3231-4784 nos horários:
- Clínica Médica: 18h às 19h
- UTI: 11h às 12h
- Neurologia: 12h às 13h
- Neurocirurgia: 10h30 à 11h30
- Ortopedia: 17h às 18h
- Cirurgia Geral: 12h às 13h
- Nefrologia: 18h às 19h
- Demais Especialidades: 17h às 18h
No ato da internação do paciente na enfermaria ou admissão no setor de observação do pronto atendimento, o acompanhante receberá orientações a respeito dos horários das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário, não será permitida a presença de visitantes nos setores.
Horário de visitas:
Visitas diárias das 8h às 20h em todas as unidades de internação incluindo UTI.
Sendo liberada 01 visitante por vez, em esquema de revezamento, sem restrição de número de pessoas.
Em casos de pacientes em internações de Isolamentos (Precauções por contato, gotículas e aerossóis), serão permitidos 02 visitantes em esquema de revezamento ao dia.
Exceção em período de pandemias que as visitas estão suspensas seguindo das orientações da OMS.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
- Não será permitida entrada de visitantes e acompanhantes que estejam trajando roupas inadequadas ao ambiente hospitalar, tais como: minissaia, mini shorts, decotes e transparências excessivas, bonés, chapéu, capacetes, etc.;
- Não é permitido ao visitante/ acompanhante sentar no leito do paciente;
- Não é autorizado ao paciente, visitante e acompanhante realizar a retirada de quaisquer peças do enxoval fornecido ao paciente durante o período de internação;
- Proibido fumar e fazer uso de bebidas alcoólicas e /ou outras substâncias entorpecentes nas dependências da instituição;
- Proibido realizar visitas apresentando-se alcoolizado;
- Proibida entrada de plantas e ramalhetes de flores nas dependências do hospital;
- Obrigatório o uso do crachá de identificação em local visível pelos acompanhantes e visitantes;
- Mochilas, bolsas, sacolas serão colocadas em sacos plásticos e lacrados antes da entrada do visitante/acompanhante no hospital. A abertura do lacre antes da saída do hospital, poderá implicar na vistoria dos pertences;
- Possuímos guarda volumes rotativos e chaveados, disponíveis aos acompanhantes/visitantes para uso durante a permanência na instituição;
- Não nos responsabilizamos por pertences pessoais, dinheiro e/ou quaisquer outros objetos de valor (óculos, celulares, TV, outros) de acompanhantes, visitantes;
- Evitar trazer objetos de valor, visto que a instituição não se responsabiliza por extravios de nenhum pertences.
O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação; em horários de atendimento familiar agendados com a equipe multiprofissional ou durante os horários de visitas.
Não. Os atendimentos do Hospital de Base Bauru são custeados pelo SUS. Não realizamos qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
É proibida toda e qualquer filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE, PROFISSIONAIS, e/ou do ambiente hospitalar, tanto por profissionais da instituição (exceto em casos autorizados pela assessoria de imprensa FAMESP) ou indivíduos leigos, sem autorização expressa. Para realização de tais procedimentos, deve haver ciência e concordância do pacientes e seus familiares.
É proibido filmar e/ou fotografar os procedimentos, os pacientes, as dependências e os profissionais do hospital.
O Hospital de Base Bauru coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões, dúvidas e/ou reclamações.
O atendimento do SAU é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Em dias e horários diferentes do mencionado, caso necessário, o atendimento será realizado pela equipe do serviço social, localizada no Térreo, ao lado da Portaria 2, e/ou pelo e-mail: sau.hb@famesp.org.br
Formas de Contato:
- Pessoalmente, na sala do SAU (localizada no térreo, próximo a portaria 2);
- Email: sau.hb@famesp.org.br;
- Telefone: (14) 3231-4770 ramal 3708.
Convênio SES / Famesp
Contrato de Gestão SES / Famesp
Demonstrações Contábeis
Rateio Custos Administrativos
O rateio dos custos administrativos da FAMESP segue a Resolução SS - 107, de 8-11-2019, que dispõe sobre a proibição de retenção de valores dos repasses financeiros destinados a Convênios e Contratos de Gestão celebrados no âmbito da Pasta, a título de Taxa de Administração ou equivalente e estabelece premissas e parâmetros que possibilitem às organizações sociais da área da saúde contratadas e às Entidades conveniadas o ressarcimento de despesas realizadas mediante rateio e dá providencias correlatas.
Assim, após apuradas as despesas/custos da FAMESP, de acordo com o Regime da Competência, estas são rateadas entre os Contratos de Gestão/Convênios, tomando como critério, o volume financeiro recebido por cada unidade administrada.
Valores Repassados
Fluxo de Caixa
Despesas COVID-19
Em atendimento ao comunicado SDG nº 18/2020, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, referente a transparência dos atos, receitas e despesas destinados ao enfrentamento do Coronavírus e a Lei 13.979, de 06/02/20, a Famesp está divulgando neste Portal as despesas efetuadas com esta finalidade.
Destacando o artigo 4º da Lei 13.979, que dispõe:
Art. 4º Fica dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus de que trata esta Lei.
§ 1º A dispensa de licitação a que se refere o caput deste artigo é temporária e aplica-se apenas enquanto perdurar a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.
§ 2º Todas as contratações ou aquisições realizadas com fulcro nesta Lei serão imediatamente disponibilizadas em sítio oficial específico na rede mundial de computadores (internet), contendo, no que couber, além das informações previstas no § 3º do art. 8º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição.
Ressaltando que todas as aquisições realizadas pela Famesp seguem o seu Regulamento de Compras e que as aquisições mediante licitação são publicadas, respeitando-se os prazos da legislação vigente.
Contato
-
Endereço:
Rua Monsenhor Claro, 8-88
Centro
Bauru-SP
17800-000 -
Telefone:
(14) 3231-4770 -
Horário de Funcionamento:
Aberto 24 horas -
Como Chegar:
Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Endereço:
- Rua João Butignoli, S/N
- Distrito de Rubião Junior
- Botucatu-SP
- CEP 18618-220
- Caixa Postal 504
Horário de Atendimento:
- Segunda à Sexta, das 08h às 18h.
Contato:
- Recursos Humanos
- (14) 3881-4801
- Compras
- (14) 3881-4811
- Financeiro
- (14) 3881-4813
- Tecnologia da Informação
- (14) 3881-4812
- Serviço de Ambulatórios Médicos Especializados de Infectologia "Domingos Alves Meira" - SAEI-DAM
- (14) 3811-6537
- Hospital Estadual de Bauru
- (14) 3103-7777
- Hospital de Base de Bauru
- (14) 3231-4770
- Maternidade Santa Isabel
- (14) 3213-2800
- Serviço de Reabilitação Lucy Montoro
- (14) 3514-0760
- AME Bauru
- (14) 3235-8500
- AME Itapetininga
- (15) 3275-9050
- AME Tupã
- (14) 3495-1000
- Hospital Manoel de Abreu
- (14) 3161-0424