Simulado alerta sobre agilidade no socorro às suspeitas de casos de AVC

04102021_4

Famesp lança aplicativo de celular que emite avisos de consultas e exames

4 de outubro de 2021
26102021_1

Famesp abre processo seletivo para telefonista

25 de outubro de 2021

Notícia

Simulado alerta sobre agilidade no socorro às suspeitas de casos de AVC

Publicado em : 22 de outubro de 2021

Foto: Reginaldo Viana – ACI Famesp

Com o tema “Tempo é cérebro”, o Hospital de Base de Bauru e o SAMU se unem para divulgar os sinais da primeira doença mais incapacitante do mundo.

A agilidade no atendimento em casos de suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) é vital para garantir a recuperação dos pacientes. Para orientar a população sobre os sinais de um AVC, o Hospital de Base de Bauru (HBB), unidade sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), promovem um simulado nesta segunda, 25 de outubro, a partir das 9h. A imprensa de Bauru está convidada a participar. A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado anualmente em 29 de outubro. A data busca conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença. Além do simulado, a equipe de Neurologia do Hospital de Base de Bauru organizou um evento interno para o dia 27, com uma série de palestras educativas para seus colaboradores.

O simulado será feito em tempo real. Começará em uma residência na Vila Pacífico, em Bauru (SP), e abrange cenas fictícias de como deve ser feito um atendimento de um suposto caso de AVC. A iniciativa abrange desde o reconhecimento dos sinais do AVC – mostra a ligação telefônica pedindo uma ambulância do SAMU -, a saída do veículo da casa do paciente seguindo o trajeto para o Hospital de Base, até o acolhimento, triagem e adoção do protocolo AVC (mais detalhes abaixo) pela equipe do HBB. O simulado será gravado na íntegra pela equipe da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Famesp e será divulgado, posteriormente, no site do Hospital.

Se o paciente tiver diagnóstico de AVC e chegar em até 4 horas e meia do início dos sintomas no hospital e for rapidamente atendido, ele pode receber uma medicação na veia que tem papel de ‘afinar’ o sangue e pode desobstruir o vaso no cérebro, aumentando em 30% a chance de o paciente ficar sem sequelas daquele AVC.

Tempo é cérebro
A equipe do AVC do Hospital de Base aproveita a sigla SAMU para a população memorizar e identificar os sinais de uma pessoa que esteja sofrendo um AVC: SAMU

– S de sorria (peça para a pessoa sorrir e observe se há boca torta), A de abrace (peça para a pessoa erguer os dois braços e observe se há fraqueza de um lado), M de mensagem (peça para a pessoa falar uma frase e veja se há dificuldade em fazer esta ação) e U de urgente (ligue para o 192 ou serviço de urgência do seu convênio).

“A área ao redor do AVC começa a sofrer com a falta de oxigênio e morre. Se a área atingida for pequena, há uma grande chance de o paciente se recuperar sem sequelas. Já se a área for grande, a reabilitação pode demorar um pouco mais. Mas, se o paciente demorar a receber atendimento médico, essa lesão vai se expandindo cada vez mais, e pode levar inclusive à morte”, alerta o médico neurologista Luiz Henrique Soares Silva Stefano, coordenador da unidade AVC do Hospital de Base de Bauru.

Porta aberta
O Hospital de Base é referência para 18 municípios da região de Bauru no tratamento de várias patologias como traumatologia e neurologia, por exemplo, que depende da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), para conseguir vaga de internação; mas no caso do AVC, o HBB é uma unidade de porta aberta, ou seja, se a pessoa apresentar sinais de AVC e chamar a ambulância do SAMU pelo 192 e for diagnosticado o acidente vascular cerebral, o veículo vai direto da casa do paciente até a unidade hospitalar, sem a necessidade da CROSS para regular a vaga.

Por causa da sincronia para um atendimento rápido nos casos de suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital de Base de Bauru conquistou por sete vezes o prêmio ESO Angels Awards, criado para reconhecer e homenagear equipes e indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade na prática de AVC e estabelecer uma cultura de monitoramento contínuo. O último prêmio foi recebido em agosto de 2021.

O Código AVC foi implantado em Bauru, em abril de 2017, por meio de protocolo estabelecido pelo município e o Departamento Regional de Saúde (DRS-6), que passou para o Samu a regulação do acesso de pacientes ao Hospital de Base de Bauru.

Informações sobre o AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é atualmente a segunda causa de morte no Brasil e a primeira causa de incapacidade no Brasil e no mundo. O acidente acomete uma a cada seis pessoas durante a vida, deixando cerca de 70% das pessoas com dificuldades para caminhar.

SERVIÇO:
Simulado AVC HBB e SAMU
Quando? 25 de outubro, às 9h (Rua Halim Aidar 2-13, na Vila Pacífico) e a partir de 9h40 no HBB (Rua Monsenhor Claro, 8-88).
– Começará em uma residência na Vila Pacífico, em Bauru (SP), e abrange cenas fictícias de como deve ser feito um atendimento de um suposto caso de AVC. A iniciativa abrange desde o reconhecimento dos sinais do AVC – mostra a ligação telefônica pedindo uma ambulância do SAMU -, a saída do veículo da casa do paciente seguindo o trajeto para o Hospital de Base, até o acolhimento, triagem e adoção do protocolo AVC pela equipe do HBB (essas imagens do acolhimento no HBB serão feitas com um ator e poderão ser acompanhadas pela Imprensa)

Confira os áudios das fontes ouvidas:

Dr. Luiz Henrique Stefano, médico neurologista coordenador de Neurologia do Hospital de Base de Bauru, fala sobre:
Simulado (Qual é o propósito/objetivo de realização do simulado de atendimento ao paciente com AVC que está sendo organizado pela Unidade de AVC do Hospital de Base de Bauru?)


Código AVC (Sabendo da importância da agilidade no atendimento do paciente com um possível AVC, explique em ordem cronológica cada fase do simulado, justificando a importância de cada momento para que o paciente tenha o melhor atendimento possível em curto tempo).


Sintomas AVC isquêmico e hemorrágico (Como o simulado pode ajudar na conscientização da sociedade quanto à identificação dos primeiros sinais de que uma pessoa está sofrendo um AVC?)


Socorro Samu (A unidade de AVC do Hospital de Base de Bauru é o único serviço que atende pacientes de 18 municípios da região pelo sistema “porta aberta”? O paciente pode ir direto ao Hospital de Base para receber esse atendimento em caso de suspeita de AVC?)


Medicação (Em que momento o paciente deve ser trombolisado?)


Dr. Guilherme Tripoli, médico cirurgião cardiovascular e diretor do Samu Bauru, fala sobre:
Sigla SAMU (quais são os sinais característicos do AVC).


– Por que nos casos de AVC, tempo é cérebro?


– Pela sua experiência e prática, o AVC acomete mais idosos ou não existe faixa etária específica?


(Assessoria de Comunicação e Imprensa Famesp)