Famesp forma sua 4ª turma de Residência Médica

Postado por FAMESP em 04/02/2019 em NOTÍCIAS | Comentários desativados

Ao todo, 12 médicos serão certificados em cerimônia nesta terça-feira, 05 de fevereiro. Na foto, residentes do programa de Pediatria durante curso de reanimação neonatal na Maternidade Santa Isabel.

Nesta terça-feira, 05, acontece a cerimônia de encerramento da 4ª. Turma de Residência Médica da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar). Ao todo, 12 médicos receberão o certificado do programa, que teve duração de dois anos. O evento será realizado no auditório Sírius do Hospital Estadual de Bauru (HEB), a partir das 19 horas, com a presença da diretoria da Fundação e de médicos preceptores dos residentes.

O programa próprio de Residência Médica da Famesp foi implantado em 2014 e, incluindo essa turma, já certificou 45 médicos residentes nas áreas básicas de Cirurgia Geral, Clínica Médica e Pediatria. Os residentes atuam em unidades como o Hospital de Base de Bauru, Hospital Estadual e Maternidade Santa Isabel, todos sob gestão da Famesp.

Para 2019, a Famesp ofertou mais 09 vagas para o programa que terá início a partir do dia 1º de março (quatro vagas de Clínica Médica, duas para a Cirurgia Geral e três de Pediatria). A partir deste ano, os programas de residência para as áreas de Cirurgia Geral e Pediatria passarão a ter duração de três anos, de acordo com alteração da Comissão Nacional de Residência Médica e Ministério da Educação (MEC). Ao longo de 2019, a Fundação terá 21 residentes em campo (12 que estarão no segundo ano do programa e mais 9 novos ingressantes).

A Famesp também oferece campo de ensino para residentes de programas de outras instituições, e hoje tem se destacado em Bauru e região como a instituição que mais abre portas para que estudantes vivenciem a rotina de assistência em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Novo programa
Conforme adiantado no ano passado, a Famesp deve ampliar o programa de residência médica em áreas básicas com as especialidades de Anestesiologia e Ginecologia e Obstetrícia. O novo programa está em fase de cadastramento na Comissão Nacional de Residência Médica e aguarda visita de credenciamento para implantação.

(Natália Sforcin, ACI Famesp)