Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru prepara festa para receber doadores

Postado por FAMESP em 20/11/2018 em NOTÍCIAS | Comentários desativados

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25/11, unidade receberá de forma especial os voluntários na próxima sexta-feira, 23.

É dia de festa e gratidão no Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru (HBB), unidade estadual sob gestão da Famesp. A equipe planejou de forma carinhosa a comemoração marcada a próxima sexta-feira, dia 23, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25/11. Decorada, a unidade estará das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30 recebendo doadores voluntários. Graças a parcerias feitas com empresas de Bauru, um lanche especial será oferecido nesse dia. “Todos os anos nós preparamos uma recepção especial aos doadores para comemorar essa data. É uma forma de agradecermos os voluntários que doam muito além do sangue: é um gesto de compaixão e solidariedade”, declara a assistente social do Hemonúcleo, Valéria Coltri. “Sem eles nosso trabalho não seria possível”, completa.

O Hemonúcleo recebe, por mês, cerca de 1.200 doadores. Entre os meses de dezembro e janeiro, os estoques costumam diminuir devido ao período de férias. A unidade atende toda a rede SUS de Bauru e de nove cidades da região (Agudos, Arealva, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Pirajuí e Piratininga). Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Os tipos O, A, B e AB Negativos são os mais raros, por isso, os mais difíceis de manter estoque. Os tipos mais utilizados são os O e A Positivos, porém todos os tipos são necessários. “Nossa maior dificuldade é a mudança cultural da população. Seria ideal que todos que são saudáveis realizassem, pelo menos, duas doações ao ano. Assim, não teríamos períodos críticos. Por este motivo, realizamos campanhas constantes, buscando lembrar a população da importância do ato da doação voluntária de sangue”, explica Valéria.

O Hemonúcleo do Hospital de Base fica na rua Monsenhor Claro, n. 8-88. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. A unidade tem uma agenda especial para atender num sábado por mês, com divulgação em sua Fan Page https://www.facebook.com/hemhbb. Outras informações pelo telefone (14) 3231-4771

(Natália Sforcin, Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp)