Maternidade Santa Isabel promove 56ª edição do curso de gestantes

Postado por FAMESP em 29/08/2017 em NOTÍCIAS | Comentários desativados

Encontro será mais uma realização em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru. Ao todo foram ofertadas 35 vagas para gestantes de Bauru e região.

Na próxima quarta-feira, 30, a Maternidade Santa Isabel, unidade estadual sob gestão da Famesp, realiza mais uma edição do curso de gestantes. Dessa vez, o evento será realizado na Instituição Toledo de Ensino (ITE). Em sua 56ª edição, o encontro será mais uma realização em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru. Para esta edição foram oferecidas 35 vagas, todas já preenchidas.

Em maio deste ano, aconteceu a primeira parceria com o município para a realização do curso, com o objetivo de melhorar a qualidade das informações fornecidas às gestantes de Bauru. Na ocasião, foram ofertadas 100 vagas com direito a um acompanhante para gestantes de Bauru e dos outros 17 municípios da microrregião, já que a Maternidade Santa Isabel é referência para essas cidades em partos de alto risco.

A Maternidade promove o curso de gestantes desde 2013. Desde então, mais de 1.400 participantes, incluindo acompanhantes, já foram capacitados pela equipe do hospital.


A primeira edição deste curso em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru ocorreu no mês de maio desse ano, no teatro municipal.

Coordenado por uma enfermeira obstetriz, o curso aborda todo o fluxo de atendimento na Maternidade, além de trazer orientações sobre a rotina da unidade, do pré ao pós-parto, e cuidados com o recém-nascido, além de temas que englobam as dúvidas mais frequentes das futuras mamães, como amamentação, higiene do bebê e detalhes sobre os tipos de partos e direitos da gestante.

O curso é oferecido para gestantes a partir da 34ª semana de gestação. As mamães que estiverem interessadas em participar devem acompanhar no site da Maternidade (www.msi.famesp.org.br) o calendário com as datas programadas para as próximas edições.

(Natália Sforcin, Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp)