HEB realiza cirurgia inédita na região para retirada de câncer de pulmão

06122019_4
Famesp apresenta nova proposta de negociações coletivas para unidades de Bauru
6 de dezembro de 2019
17122019_1
Crianças em tratamento contra o câncer participam de concurso cultural e de cantata de Natal no Hospital Estadual de Bauru
17 de dezembro de 2019

Notícia

HEB realiza cirurgia inédita na região para retirada de câncer de pulmão

Publicado em : 13 de dezembro de 2019

Cirurgiões torácicos do Hospital Estadual de Bauru utilizaram técnica minimamente invasiva que favorece a recuperação do paciente

O Hospital Estadual de Bauru (HEB) realizou uma cirurgia inédita na região para retirada de câncer de pulmão. Denominado “Lobectomia pulmonar por videocirurgia”, o procedimento é indicado para tratamento definitivo da doença. Pode ser associado ou não aos tratamentos de quimio e radioterapia, e incorporado às rotinas cirúrgicas do hospital.

Na técnica de videocirurgia ou videotoracoscopia, o cirurgião faz uso de microcâmeras para visualização do órgão que vai receber o procedimento. Por isso, trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, que traz vantagens para o paciente como recuperação mais rápida e menos dolorosa, além de menor tempo de internação para cuidados pós-operatórios. A cicatriz também é menor se comparada ao procedimento tradicional, a toracotomia, que requer uma abertura maior da cavidade torácica.

O paciente foi operado em 7 de novembro e apresenta evolução satisfatória de acordo com o professor doutor Tales Rubens de Nadai, um dos médicos cirurgiões do HEB responsáveis.

HEB realiza cirurgia inédita na região para retirada de câncer de pulmão - 13122019 2
A partir da esquerda: César (médico residente), Fernando, médico anestesista, André Amate, o doutor Tales, Instrumentadora Karla Aguado e Daniele Lourenço, técnica de enfermagem.

“Ele teve alta precoce, está bem e segue com atendimento ambulatorial oncológico”. O procedimento ocorreu no centro-cirúrgico do HEB, unidade de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

Além de De Nadai, participaram do procedimento André Amate Neto, médico cirurgião, Karla Danieli Genaro Aguado, instrumentadora, Fernando H. M. de Carvalho Zylberstejn, anestesista, e César Saul Quevedo Penaloza, residente de cirurgia.

(Ronaldo Diegoli, Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp)