Na tarde da última sexta-feira, 13, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), a Sabesp e a Prefeitura Municipal de Botucatu participaram da assinatura de autorização para o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do Jardim Centenário, no Distrito de Rubião Junior. A cerimônia ocorreu defronte ao Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM), antigo Hospital Dia.
Participaram do evento, o diretor-presidente da Famesp, Pasqual Barretti; o vice-prefeito de Botucatu, Antônio Luiz Caldas Junior; o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Ednei Lazáro da Costa Carreira; o superintendente da Sabesp, Mário Eduardo Pardini Affonseca; vereadores, secretários municipais, além do deputado federal Marco Ubiali.
O diretor-presidente da Famesp, Pasqual Barretti, salientou a importância da iniciativa. “Quero reiterar uma fala que tenho dito com frequência. Não há problema que não se resolva com uma boa parceria. Estabelecemos a parceria apoiados pela Prefeitura e Sabesp e conseguimos beneficiar os moradores do bairro e beneficiar a Pesquisa (a rede coletora de esgoto também atenderá a nova sede do Biotério Central/Unesp, o Centro de Biotecnologia do Instituto de Biociências/Unesp e o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira”). Espero que possamos fazer outras parcerias como essa”, destacou.
“A prefeitura abriu as portas e fez a concessão desse serviço à Sabesp. Investimos muito em Rubião Junior, Rio Bonito, Alvorada da Barra e agora foi a vez do Jardim Centenário”, explicou Pardini, superintendente da Sabesp.
As obras estão divididas em três etapas e irão beneficiar de imediato 16 imóveis residenciais do Jardim Centenário, além de atender o SAEI-DAM, referência na região no tratamento da Aids -, e o Biotério Central da Unesp/Campus de Botucatu que também estão instalados na região.
O sistema de esgotamento sanitário do Jardim Centenário compreende a implantação de mais de 3.400 metros lineares de rede coletora, linhas de recalque e unidades de bombeamento de esgotos que remetem o efluente para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) localizada ao lado da entrada do Campus da Unesp, em Rubião Junior, para o devido tratamento. Essas obras têm previsão de conclusão em junho de 2014. O investimento será de R$ 1,3 milhão.
Vinicius dos Santos
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp



