Atendimento especializado é oferecido à mulheres que vivem com HIV/Aids

P1010551_1
AME abre portas com ‘Feira da Saúde’ no próximo dia 24
11 de outubro de 2013
16102013_1
HEB sedia II Jornada de Radiologia em Bauru
16 de outubro de 2013

Notícia

Atendimento especializado é oferecido à mulheres que vivem com HIV/Aids

Publicado em : 15 de outubro de 2013

Com a finalidade de capacitar os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), desde o mês de fevereiro deste ano sete estudantes, sendo quatro bolsistas e três voluntários, participam de um projeto de extensão denominado “O feminino em revista”. A iniciativa é desenvolvida no Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM), unidade administrada pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

O projeto é dividido em três frentes de trabalho: grupo de sexualidade, sala de espera e consulta de enfermagem. Sob coordenação da professora Marli T. Cassamássimo Duarte, do Departamento de Enfermagem da FMB, o programa visa oferecer um espaço de discussão sobre sexualidade às mulheres que vivem com HIV/Aids. “Todos os alunos que participam passam por uma capacitação com uma equipe multiprofissional, incluindo a psicóloga da unidade (SAEI-DAM)”, explica Marli.

Aproximadamente 200 mulheres de Botucatu e região foram atendidas pelos alunos, que abordam quatro temas distintos nos encontros: prevenção positiva, higiene íntima, doenças sexualmente transmissíveis e câncer de cólo relacionado ao HPV ( Sigla em inglês para papilomavírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV). Além disso, painéis contendo informações sobre esses temas ficam espalhados no SAEI-DAM, o que contribui para interação entre estudantes e pacientes.

A coordenadora do projeto salienta a importância da ação na vida dos alunos. “Tem o aspecto de os alunos se aproximarem do mercado de trabalho e também a vivência na assistência em grupo, que é pouco vista na graduação. É uma oportunidade diferenciada”, destaca.

Para Nathália Manna Rodrigues, aluna do 4º ano de Enfermagem, a participação no programa colabora para a formação profissional. “Agrega muito, pois é diferente do que temos na graduação, o contato é diferente. Muitas dúvidas que as pacientes têm e não conseguem esclarecer a gente procura esclarecer”, salienta.

Atendimento especializado é oferecido à mulheres que vivem com HIV/Aids - 17102013 2

“É um programa que acrescenta, pois não temos, durante a graduação, a oportunidade de entrar em contato com uma realidade diferente da nossa”, afirma Thaís Quintana Coral, estudante do 4º ano do curso de Enfermagem.

As atividades do projeto ocorrem três vezes por semana: às segundas e quintas-feiras na parte da manhã e às quartas feiras durante a tarde.

Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira”
End: Alameda das Tecomarias, s/n – Distrito de Rubião Junior
Fone: 3811-65-37

Vinicius dos Santos
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp